Pages

sábado, outubro 29, 2011

Retroween 2011: edição especial Zumbis

conheça o novo mascote do Blog : Prinny o pingüim: Que saúda o Retroween


- Salve o Retroween Dood 



Ae galera, nosso terceiro ano de Retroween, e este ano revolvi preparar uma matéria sobre a evolução dos jogos com zumbi, afinal e o jogo de terror mais falado ultimamente, então vamos nessa o/

Geração 8 Bits (poucos zumbis no mundo)

Antes dessa geração, não havia muitos jogos de terror, na verdade nem historia direito os jogos tinham.

No período dos 8 bits, não tinha muitos jogos 100% voltados ao mundo dos  zumbis, porem eles estavam lá como inimigos de muitos jogos. Um dos jogos que mais resgatou zumbis nessa época foi Ghosts’N Goblins para NES, e Ghouls N Ghosts  para Arcade.
 
 
No jogo do Sir Artur, vemos a presença destas abastadas criaturas comedoras de cérebros que aparecem aos montes na primeira fase do jogo, deixando Sir Artur só de tanga, literalmente.

Outra aparição de zumbis nesta época foi claramente na serie Castevania. E era zumbis ate não poder mais, e o pior: eram infinitos, é por isso que o bom e velho Drácula não cansava de jogar eles por ai em seu enorme castelo.

 

Existe também um jogo de RPG + terror exclusivo das terras Nipônicas conhecido como Sweet Home. No jogo vemos um grupo de jovens que vão investigar uma mansão cheia de monstros e zumbis, imaginou historia parecida em outro jogo? Pois é dela mesmo da CAPCOM.

 
Podemos também ver zumbis vagando livremente por cemitérios e submundos imundos dos jogos de RPGs da época, onde vemos essas terríveis e abomináveis criaturas como o tipo de inimigo mais básico.



Geração 16 bits ( surgiam os primeiros títulos de zumbis)
 
A famosa geração do Super Nes e Mega Drive, foi marcada por um titulo de zumbi bem conhecido, e Que tinha uma boa dosagem de humor. Podendo ser considerado um dos primeiros títulos puramente do tema zumbi, pelo menos para o marcado ocidental, nada menos que Zombies Ate My Neighbors.
 
Não se deixe enganar pelo nome, Zombies ate my neighbors não e um jogo puramente de terror, e sim tendo momentos de humor, pois no jogo nossa missão e de salvar nossos visinhos idiotas que estão ao meio de um ataque de zumbis, com direito a gente fazendo churrasco no meio da zumbizada.

 
E matar zumbis equanto toma um F na escola, otimo 
Outro jogo que explora bem a temática zumbi nesta geração foi Splatterhouse 2 e 3 para mega drive, o jogo possui uma temática bem sangrenta lotada de zumbis abominações e outras criaturas das trevas, e não ache que só os inimigos são estranhos, nosso herói aqui e o próprio clone de Jason dos filmes de terror.
 

Os zumbis continuaram nas versões de 16 bits dos títulos já citados como em Castlevania IV, e Super Ghouls N Ghosts para Snes, e nos RPGs agora faziam parte do tipo zumbi, criaturas fracas ao elemento Holly e morria com Phoenix down.
 

Geração 32-64 bits ( zumbizada em terceira dimensão)

Falar da geração 3D sem passar pelo primeiro Suvival horror do mundo seria heresia, pois foi em Alone In The Dark que vimos pela primeira vez um zumbi nos atacando em 3D. A jogabilidade é um tanto estranha, e os gráficos são quase uma versão melhorada de Star Fox, mais os sustos e surpresas de ver um zumbi saindo do armário são impagáveis.
 

 Mais com certeza a serie mais famosas de zumbi da época não foi Alone In The Dark, e sim uma franquia da CAPCOM em sua época de gloria, nada menos que Resident Evil.
 
 
boms tempos 
 
Resident Evil se sai melhor no quesito carisma e ação, pois a historia na época era bem fraca com diálogos bem bobos (Jill sanduíche?), mais o que isso importava quando vimos zumbis em todos os cantos da terrível mansão, um vírus mortal e o mais tentador de tudo: era difícil pacas.
 
Sua seqüência foi melhor ainda trazendo gráficos perfeitos para a época, uma historia bem elaborada, e com dois personagens marcantes ate hoje: Leon e Clare. A dificuldade diminuiu um pouco, porem para abrir certos extras era preciso zerar o jogo ate seis vezes. O terceiro jogo apresentou o vilão Zumbi mais marcante já feito: Nemesis o zumbizão que carregava uma bazuca e era quase imortal.
 
 
Starsssss!!!

Mais não foi só de Residente Evil que a geração 32 bits viveu no esquecido Sega Saturno conhecemos outra franquia interessante: House Of The Dead.
  
 
De cara a cara com o perigo
House Of The Dead diferenciava de Residente Evil pelo fato de ser um jogo de tiro de árcade adaptando para o Saturn, com direito ate a uma Guncom, o que fez muitos donos de Saturn terem seu próprio fliperama em casa, com Zumbis para aniquilar.

Geração 128 bits (mais miolos)

A geração dos 128 do Dreancast ate X-box apresentou alguns jogos de zumbis porem, boa parte são Suvival Horor baseadas nos velhos Residents Evil.
 
Mais vale destacar inicialmente a segunda versão do sucesso de arcade House Of The Dead 2 para Dreamcast, que mais uma vez trás o mundo do fliperama para sua casa. Tendo gráficos e uma jogabilidade mais precisa que o anterior faz House Of The Dead 2 um bom titulo de zumbis do começo da geração 128.
  
 
bem armados

O famoso Resident Evil migrou para a Nintendo tendo dois capítulos exclusivos para Game cube: Resident Evil Remake 1Zero. Ambos com zumbis bem realistas e a jogabilidade consagrada, ou seja, ótimos títulos que quase ninguém jogou, pois não se via muitos GCs por ai.
 
 
uma maravilha
No PS2 vimos inúmeros clones de Residente Evil como: Cold Fear( num barco), The Suffering( na cadeia) ,Sirem( este com mortos vivos orientais)  e aquela coisa estranha conhecida como:  The OneChanbara.
  
 

OMG
The OneChanbara nos faz pensar na vida e refletir sobre ela, mais não por que o jogo e profundo, e sim porque: como um ser humano cria uma coisa desse tipo. Saca como é o jogo: Imagine garotas vestidas de roupa de sexy shop (sim isso mesmo) enfrentando dezenas de zumbis com uma Katana, basicamente, normal, não? O.O
 
Voltando a normalidade, talvez o título de mais peso da geração foi Resident Evil 4 porem, ai começam as discussões sobre o titulo, se enfrentamos realmente zumbis ou humanos controlado por vermes malditos ? Se forem ou não zumbis, não importa rearmem, o que importa e que o jogo ganhou um lugar de destaque nos jogos de ação com monstros
  
 
Zumbis ou não temos que matar

Um último titulo que vale a pena conferir nesta geração e nada menos que Stubbs the zombie que saio exclusivamente para PC. No jogo você não mata zumbis, na verdade você é o zumbi, numa perspectiva 100% diferente já vista ate antes, nada como ser um zumbi e infestar cidades.
  
 
Vc e o zumbi

Geração 256bits - Atual: O mundo genérico dos zumbis

De uns tempos pra cá o tema zumbi ta tão na moda, mais tão na moda que vemos jogos de zumbis aos montes.
 
O primeiro jogo de zumbi de respeito dessa geração e nada menos que Dead Rising, da CAPCOM( sim eles gostam de zumbis). No jogo estamos ao meio de uma infestação de zumbi no lugar mais clássico para isto: um Shopping.
  
 
Vida boa, não ? 
A diferença e que em Dead Rising voltamos o humor, onde usamos qualquer tralha que vemos no chão pra bater nos zumbis, de bolas de futebol a até cabeças de alce, e nada como andar de skate no meio de uns 50 zumbis.

Mais um dos títulos de alto peso de geração foi nada menos que Left 4 Dead, um misto de Counter Strike com zumbis, e claro: suporte online.No jogo você pode se  juntar com mais três amigos para sobreviver das terríveis criaturas sangrentas. O jogo gerou uma seqüência em pouco tempo melhor que a primeira.
  
 
Tio Phill detona 
Outro titulo que entrou nos Best seller indies e algo bem diferente do usual, Plants X Zombies. O jogo e uma espécie de Tower Defense, ou seja, jogo de defender um determinado local ao estilo tático, onde devíamos plantar determinado tipos de plantas para salvar uma casa de um ataque de zumbis. O jogo ficou tão famoso que ganhou ate versão no famoso jogo online World of Warcraft  
  
 
Simplicidade faz a força 
  
 
no WoW
Outro titulo que ficou muito tempo na mídia foi Dead Island, onde um misto de FPS com RPG onde você tem que sobreviver numa ilha infestada das terríveis criaturas, o mais interessante do jogo e que maior parte dele você usava somente armas corpo a corpo para seus assassinatos “casuais”. A sim o jogo possui modo cooperativo também 
 
 
e na porrada mesmo

Alem destes grandes sucessos, existe uma infinidade de jogos genéricos de zumbis nos tempos atuais, desde Teenage zombie um jogo de zumbis jovens O.o, Little Red Riding Hood's Zombie BBQ: meu favorito dos genéricos, onde matamos zumbis com o chapeuzinho vermelho. E ate mesmo pet zombie que sair pra 3ds onde você cuidara de zumbis O.O.
  
 
chapeuzinho vermelho x zumbis, isso sim e o generico

Alem dos já citados e muitos outros genéricos nesse mundo, muitas empresas colocaram modo zumbi como extra como e o caso de Call of duth que após zerar tinha o modo de matar zumbis nazistas, só vendo para crer.
   
 
essis sim sao nazistas ate na morte

Conclusão

O mundo dos zumbis nos games aumentou consideravelmente a partir dos anos, a questão e se tais jogos não estão ficando genéricos de mais ou terão que inovar mais ainda, afinal todo mundo gosta de zumbis não?

Nota: passei por muitos bons títulos nesse artigo se sentiu falta de algum só comentar.

Bom galera, mais um Retroween que se vai, muito terror a todos, e se qualquer site quiser participar e só falar de algum jogo de terror ate o dia do Halloween e usar o banner do evento.

Ate o/