Pages

quinta-feira, outubro 31, 2013

Retroween 2013 : SMT


Salve galera do blog , a quanto tempo , Sim meus caros esse blog esta parado, agradeça ao alvanista que me ocupa muito tempo do meu dia, e atualmente outra cosa que ocupa 99% do meu dia ( leia-se namorada) Mais se tem algo que esse blog não precisa ficar sem e o Retroween ou seja o tradicional post de Haloween que nunca podemos ficar sem. 


Mais qual e o tema deste ano, nada menos que Shin Megami Tensei , então vamos la o/



Shin Megami Tensei talvez seria uma das franquias com o maior numero de jogos  da historia dos Jrpg, porem o que tem de jogos também tem de subseries que torna o entendimento da serie bem confusa . Afinal a franquia  nem sempre foi conhecida por esse nome.
Tudo começou com um Novel ( leia-se livro japonês com figuras) chamado Digital Devil story : Megami Tensei. Megami Tensei seria nada menos que a reencarnação da deusa, no qual o livro contava a historia de uma deusa que reencarnou nos dias atuais e com toda a Kapirotada solta por ae.
Esse  novel inspirou  o primeiro Megami Tensei, que teve em seguida uma seqüência para Famicom  Megami Tensei2,   Porem a transição para o Super Famicom a franquia muda de nome para Shin Megami Tensei, ou seja, a reencarnação da nova deusa, muitos confirmam essa transição de Megami Tensei para Shin Megami Tensei como uma ”evolução da serie” e como não há mais jogos com o nome Megami Tensei, Shin Megami Tensei acabou de um spim off para carro chefe da franquia, da pra ver  como é confuso não ???

Se não bastasse isso SMT, possui milhões de spim offs e seus spim of outros spim ofs, totalizando mais de 60 jogos nessa budega toda, com series como Devil Summoner,Persona, Devil suvivor,Majin Tensei, Devil Children,Digital Devil Saga, entre muitas outras que não se encaixam em nenhuma sub divisão, ou seja uma franquia bem extensa, agora vamos ver a fundo cada sub serie


Megami Tensei/ Shin Megami Tensei
Jogos:
Megami Tensei

Megami Tensei (nes) jp
Megami Tensei II(nes) jp
Kyuyaku Megami Tensei (Remake of Megami Tensei I+II) (snes) jp

Shin Megami Tensei
Shin Megami Tensei(snes/pc engine/mega cd/ps1/gba) jp
Shin Megami Tensei II(snes/ps1/gba) jp
Shin Megami Tensei IF (snes/ps1/gba) Jp
Shin Megami Tensei III: Nocturne(ps2)*jp/us
Shin Megami Tensei: Strange Journey(ds)* jp/us
Shin Megami Tensei IV(3ds) jp/us

Como dito acima a franquia foi espirada no livro Digital Devil Story dando origem ao jogo de Famicom  Megami Tensei, que em seguida se tornou Shin Megami Tensei para Super Famicom  ou seja a origem da franquia
.
Em  Megai tensei e Shin Megami Tensei  é um jogo estilo dungeon crawler, fora do habitual, pode se dizer ate mesmo super inovador para época. Afinal o jogo possuía 2 elementos bem interessantes que nenhum outro jogo da geração tinha : negociar demônios e sistema de LAW CHAOS E NEUTRAL.

Sim isto mesmo antes de Pokémon um jogo já te deixava capturar criaturas e usar na sua party este jogo era Shin Megami Tensei, porem em vês de capturar estes bichos usando um certo item, como uma pokebola, SMT, nos da uma opção bem inusitada, fazer  contrato com os kpirotos , tais contratos varias desde ser bom na lábia, isso mesmo se vc achar uma demonia gathenhaaa e sua cantada colar ela cai na sua laia rapidinho e entra pra sua party , já existem outros kpirotadas que gostam de itens ou parte da sua vida ou MP, mais e claro aquela demonia linda pode te da um tapa na cara por vc falar bem da seus peit....., e claro começar uma luta que pode terminar em sua morte automática.

O segundo elemento original de SMT  são os alinhamentos típicos de D&D  ou seja LAW CHAOS E NEUTRAL, tal alinhamento altera a forma como o jogo vai seguir seu caminho assim como o final do jogo,  ou seja comece desejar um mundo baseado na liberdade e vá atrás dos demônios e vc seguira o lado Chaus onde os demônios dominarão o mundo, siga os dogmas dos anjos num mundo cheio de leis e tenha um mundo quadradinho, ou deixe o mundo seguir o seu fluxo e seja neutro representado  pela vontade dos humanos.
So de pensar tais conceitos num jogo de Snes e nes te deixa bem abismado não ? Mais afinal por que essa perola nunca deu as caras aqui no ocidente até sua terceira versão ??? simples a polemica, principalmente religiosa.

SMT e um jogo pesado, olhe só para o Mara e um penis verde em cima de uma carriola, se não bastasse temos outros demônios sexuais que possuem o “instrumento” a mostra seja ele feminino ou masculino , se não bastasse a um ser com 10 peitos.  Se não bastasse  isso o jogo apresenta milhões de  criaturas de religiões e mitologias como seus “demônios” , sim la anjos são demônios, Thor e demônio, Athena e demônio, ganesha e demônio, tudo e demônio, e se não bastasse  ainda Deus conhecido como YHVH  e um ser opressor que por sinal pode ser enfrentado no caminho CHAUS , ou seja muita confusão no ocidente.
A franquia principal possui 4 jogos, e 2  spim off , sendo eles Shin megami tensei  I, II, III Nocturne , IV  e os spim off SMT IF... e Strange jorney. Destes somente o SMT III, IV e Strange jorney chegaram a territórios ocidentais.


Shin Megami Tensei : PERSONA
jogos:
Megami Ibunroku Persona(ps1) jp 
Revelations persona(ps1) us 
Persona 1 (psp) jp/us
Persona 2: Innocent Sin(ps1) jp
Persona 2: Innocent Sin(psp)* jp/us
Persona 2: Eternal Punishment(ps1) jp/us
Persona 2: Eternal Punishment (psp) jp
Persona 3(ps2) jp/us
Persona 3 fes(ps2)  jp/us 
Persona 3 portable(psp) jp/us
Persona 4(ps2) jp/us
Persona 4 goldem (vita) jp/us
Persona Arena (ps3/360)  jp/us


Persona sem duvidas e a sub serie mais famosa de SMT, talvez ate mais famosa que a própria franquia principal, ela e fruto das idéias de Shin Megami Tensei If... onde estudantes tentavam sobreviver a demônios numa escola. Em seu primeiro Persona ele tem traços de smt porem  neste jogo em vês de coletar demônios para sua party eles viram suas Personas, ou seja manifestações físicas da personalidade  tornando assim o demônio principal de cada personagem do jogo.

Persona só começou ganhar sua característica própria em seu Terceiro capitulo, e tendo sua popularidade acentuada em Persona 4. Nestes 2 jogos a serie foi totalmente reformulada, no dia a dia de um estudante típico japonês que deve fazer amigos e a noite  enfrentar demônios em dungeons. A grande sacada do jogo e o simulador, onde conhecemos pessoas, fazemos amigos estudamos e ate escolhemos a namoradinha perfeita, tudo isso para ajudar nas dungeons, quanto mais próximo de um personagem melhor será a Persona  que ele terá.
Sem duvida foi em Persona 4  de Ps2 que a serie se popularizou, a serie ficou tão famosa que ganhou uma serie em anime de 26 episódios,  um jogo de luta  para ps3 e Box 360 e um remake para os Vita ,milhões de action figure e artbook, umas 2 versões em manga , um novel e ate mesmo uma serie de card games, entre outras coisas de forma que se tornou um jogo obrigatório para qualquer fan de RPG, ou de alguém buscando algo novo.

Outras sub series menos  famosas



Devil Survivor
jogos:
Devil Survivor (ds) jp/us
Devil Survivor Overclocked (3ds) jp/us
Devil Survivor 2 (ds) jp/us

 A ultima sub série de Smt , Que ate então esta exclusiva em DS e 3DS o jogo e um misto de de Smt tradicional com interação social de persona junto a um sistema de batalha tática, neste jogo os personagens  vivem  numa tokyo recém dominada por demônios, e assim como nome dis  o fator determinante neste jogo esta em sobreviver num mundo infestado por demônios e aprender comtrolar eles.

Neste jogo como dito anteriormente as lutas são baseadas em tabuleiro tático porem os elementos de Smt ainda existem, tornando as lutas bem diferentes. Assim como persona 4 Devil Suvivor2 ganhou um anime para recontar sua historia


Devil Summoner
jogos:
Shin Megami Tensei: Devil Summoner sat jp
Shin Megami Tensei: Devil Summoner psp jp 
Devil Summoner: Soul Hackers (sat) jp
Devil Summoner: Soul Hackers (ps1) jp
Devil Summoner: Soul Hackers (3ds) jp/us
Shin Megami Tensei: Devil Summoner: Raidou Kuzunoha vs. The Soulless Army (ps2) jp/us
Shin Megami Tensei: Devil Summoner 2: Raidou Kuzunoha vs. King Abaddon  (ps2)   jp/us


Foi a primeira sub franquia da serie, porem neste jogo o tema não e mais desastre pos apocalípticos e sim utilizar os elementos da saga SMT para outras historias, sejam elas numa verção dark de tokyo nos anos 20 em Raidou Kuzunoha vs. The Soulless Army, ou uma cidade futurística como em Soul Hackers. Mais uma vez o foco do jogo e adquirir demônios e por sua vez utilizá-los em batalha.

Os títulos mais famosos dessa franquia no ocidente são Raidou Kuzunoha 1 e 2 , e Devil sumoner Soul Hackers 3ds   remake do jogo para saturn  que veio junto ao alivio dos fans que sempre quiseram conhecer este obscuro titulo de Jrpg.
Devil Children

Com um titulo desse já da pra entender que não iria entrar facilmente em terras americanas,  Devil Children foi uma forma de Pokemonzar Smt,  ou seja uma verção mais suave de smt baseado no ate então famoso Pokémon que surgia em terras nipônicas nesta época.

os jogos da franquia Devil Children apresenta uma jogabilidade mais fácil e intuitiva comprados aos Smts tradicionais, ideais para quem queira começar a jogar a serie ou pessoas já familiarizadas com Pokémon. Atualmente esta franquia esta parada e tem somente 2 jogos lançados em território ocidental.

Digital Devil Saga
jogos:
Digital Devil Saga (ps2) jp/us
Digital Devil Saga 2 (ps2) jp/us

Serie composta por somente 2 capítulos, apresenta uma narrativa, para muitos considerada a melhor dos smts. Com o foco do jogo no hinduísmo e lances de reencarnações Digital Devil Saga

Apresenta uma jogabilidade mais voltada aos jrpgs tradicionais com equipe fixa porem, com a capacidade de evoluir seu demônio interno, uma espécie de persona que cada personagem posui , tornando-se assim num demônio. Digital Devil Saga

 Apresenta uma historia triste e bem densa como todos smts , e utiliza o mesmo gráfico de SMT 3 Nocturne. Não pode ser considerada uma sub serie grande mais e uma obra completa que deve ser jogada por qualquer ser humano que deseje um bom Jrpg de qualidade.


Last Bible
Jogos:
Last Bible (gbc) jp
Last Bible Special (gbc) jp 
Last Bible II (gbc) jp 
Last Bible III (snes)* jp 
Another Bible (gbc) jp 
Revelations: The Demon Slayer (gbc) us 


Imaginem um Shin Megami Tensei medieval, isto mesmo Last Bible aplica todos conceitos de captura de Smt num mundo medieval, a ideia foi boa, mais não vemos nenhum  titulo dessa sub serie desde o Super Famicom. Infelizmente nenhum jogo desta serie foi para o ocidente, talvez por seu titulo assim como a dificuldade do nicho  de Jrpg chegar aos EUA na época do Snes e GB.

Majin Tensei
Jogos:
Majin Tensei(snes) jp 
Majin Tensei II: Spiral Nemesis(snes) jp 
Ronde(sat) jp 


Versão de tabuleiro de SMT, e um misto de fire emblem com Shin megami tensei, ou seja Fire Emblem X smt, não sera a primeira vez que veremos kpirotos num tabuleiro batalhando. Infelismente como as demais franquias da época de Nes e snes, este Tb nunca deu as caras em território americano.

Smts sem classificação 

Shin Megami Tensei NINE
Shin Megami Tensei Trading Card: Card Summoner
Jack Bros



Jogos que não são Smt mais possuem os mesmos produtores

Catherine(ps3/360) Equipe persona
Maken x(dc)  Arte de Kazuma Kaneko
Maken kai(ps2) Arte de Kazuma Kaneko