Pages

quinta-feira, agosto 18, 2011

Coleções, colecionar games e os ladrões da net parte 2

A mais ou menos um ano atrás fiz um post explicando como era mundo dos colecionistas e tudo mais, assim como os terríveis vórtices de vendedores assustadores de mercado livre que sempre te empurram produtos quebrados ou piratas.  

Mais também não precisam temer comprar na internet e ate mesmo no mercado livre desde que você saiba identificar bem aquilo que vai comprar, se e original ou não.

Então Que o zir0 vidiogame nerd te da uma dica de como descobrir se o cartucho , CDs etcs, é pirata, assim contribuindo para sua coleção e claro seu bolso.

O post será dividido por gerações, com os dados que recolhi com experiência própria e com a ajuda de meus amigos do fórum SEGA Brasil: http://www.sega-brasil.com.br/forum/index.php
Obs: o zir0 vidiogame nerd não é contra a pirataria( nem as de navio), desde que o maldito vendedor esclareça que o produto e pirata , pois a omissão que causa a confusão.

Geração 8 bits 
          
NES
          

As fitas de Nes são bem fáceis de reconhecerem a partir dos seguintes dados:
                
- O cartucho tem que ser cinza ( próximo a cor do console mesmo mais ou menos a cor do SNEs) exceto os cartuchos de Zelda que são dourados.
                    
- Atrás tem o selo de qualidade  da Nintendo em auto relevo.
              
- Sempre tem o mesmo padrão de fita , algumas piratas podem ser um pouco arredondadas.
           
Foto comparativa : Só uma dessas e original, qual será ?
   
        
Quem disse a numero 7: Castevania III acertou
           

MASTER SYSTEM
  
Acredite torça pra achar um desses, sim pois os piratas de máster são bem raros chegam ate valer mais que alguns originais.
                 
Devido ao estouro de vendas do Nes, pouca gente se preocupou em fazer clones de Master e clonando jogos, assim os piratas do próprio são coisa bem rara, O a galera do fórum da SEGA Brasil sãovidrados nesses jogos, caso você tenha um desses fale com eles pelo blog.
Mais vamos identificá-lo.
   
 - Basicamente o cartucho tem o mesmo formato, porem em vez do clássico xadrezinho vermelho e branco da tec toy, vemos uma baita fotona terrível no lugar como os poucos que se tem conhecimento nas fotos:
      

Supimpa não ?, essa eu queria
             
Geração 16 bits

MEGA DRIVE/ GENESIS
Tanto mega quanto o Genesis foram bem pirateados, não como o Snes porem se vim varias fitas deste no mercado e também e um cartucho facílimo de perceber se é pirata ou não, com as seguintes dicas :
            
-Somente um tipo de cartucho de mega tem um buraco do lado os europeus, então se jogo não for europeu e tiver um buraco do lado e pirata( é o jeito mais rápido e pratico de saber se é pirata ou não logo de cara)
             
-As fitas são incrivelmente mais leves, pois são feitas de um plástico muito ruim, ou são incrivelmente mais pesadas devido a ao excesso de bios regraváveis dentro.
        
-Em caso de fita americana, a Original, estará escrito na label:Genesis, e terá parafusos estranhos ( bit gamer) igual os do snes.e escrito SEGA logo atrás.
               
- em caso de nacional tara escrito Tec toy e parafusos Philips, e possuirá uma qualidade inferior no label,assim como escrito a frase Tec Toy Ind. De brinquedos S.A.

-Existe uma marca que piratiava jogos de mega a T&T toys ou algo assim.
                     

A tipica pirata de aparecida do norte ( sim de la mesmo xD) de mega drive
    

SUPER NES
          
Com certeza foi o auge da pirataria, e mais fácil achar cartuchos piratas de Snes que originais, muitos deles utilizando a carcaça de jogos do super famicom (snes japa), e um pouco mais difícil reconhecer os piratas
          
- E mais leve que o original
        
-Possui tons de cores as vezes mais escuros ou mais berrantes que a original
       
-Não possui o parafuso Nintendo
      
-Não apresentam atrás o nome Nintendo
        
-As label seguem padrões diferentes sem o logo Nintendo, algumas vezes com papeis imprimidos ou faltando partes em cima
          
-Costumam usar carcaças de fita japonesa, se ver uma dessas com o nome em inglês incluindo atrás com certeza é pirata



ta vendo esse infeliz ? e um maldito pirata que comprei achando que era original, até caixinha tem

Geração 32 bits
        
Basicamente são jogos em cd então descobrir se são piratas e a coisa mais fácil do mundo ate mesmo em jogos prensados, e só verificar a mídia , preta no caso da Sony ou com inscrições SEGA no caso de Saturn. Alem e claro de possuírem caixa e manual para comprovar que são originais, para destruir a desconfiança.
  
Geração 64 bits
    
As fitas de Nintendo 64 foram bem pirateadas e essas fitas piratas nem rodam no 64 convencional necessitando de um adaptador pra rodar, nada legal.Essas fitas também podem ser reconhecidas a partir :
       
-As fitas são bem mais bem mais leveis, devido fato de não terem armação de ferro dentro
     
-Possuem um plástico de qualidade inferior daqueles que da até nojo de pegar
   
-As que possuem as marcas da Nintendo normalmente não estão em alto relevo
     

-Possuem parafusos de plastico (bizarro)

Tenço
     


128 bits pra frente
       
A partir daí e tudo cd o jeito e pegar só com caixa e manual assim a chance de alguém piratear com manual e bem menor, então jogos em DVD e etcs, de preferência sempre com manual.

Na Próxima vez falo sobre os portáteis  ate lá o/

1 comentários:

Anônimo disse...

adorei suas publicaçaoes sao pequenas coisa que edificam .vc saberia aonde eu podria achar carcaça para meus chips de jogos do super nintendo .estou com muitos chips sem carcaças.um abraços