Pages

quarta-feira, outubro 06, 2010

Coleções, colecionar games e os ladrões da net

Yo o/
Hj num vou encher vcs de vídeos de Youtube nem de tirinhas de Pokémon ( ta bom preparo umas), o tema de hj é sobre meu vicio atual e o vicio de muitas pessoas que passei a conhecer nesses últimos dias devido esse vicio no Twitter

Coleções, colecionar games e os ladrões da net

Tenho quase certeza que todo mundo quando criança colecionou algo, seja Tazos figurinhas da copa(eu nunca) do CDZ ( ai sim) pedras ,sementes , concha qualquer coisa, + depois crescemos e deixamos isso de lado.


album de figurinha de pokemon bons tempos




Porem a algumas pessoas que mesmo depois anos ainda pensam em acumular coisas que pra muitos e apenas uma pilha de tralha, mas para essa pessoa e quase um tesouro.

Atualmente comecei a levar a serio meu fascínio de crianças : os videogames, mas não só quis jogar os jogos novos, tb voltei jogar os antigos que sempre mexeram comigo ou ate mesmo os que nunca joguei como Dreancast e Saturn, e fui percebendo que eu não era único nisso de jogos antigos e sim existiam muitas pessoas com essas idéias de jogar clássicos antigos e muitos deles mais velhos que eu, eu não estava num mundo solitário.

Mais afinal o que é colecionar games ?

Como toda coleção a de games resulta em achar modelos raros ou não no caso : Vídeo Game e cartuchos CDs, DVDs e assim guardá-los com amor e carinho ( que gay). Só que a maioria de coleções você normalmente adquire elas e guarda e nunca + olha pra ela na vida(ou de vez em quando), porem a coleção de Vídeo Game é um pouco diferente, quer ver ?

Por exemplo um cara que coleciona selos ele juntou 15 selos ai ele taca numa pasta e periodicamente ele folheia esses selos ou mostrado pra amigos ou outros colecionadores do ramo se gabando ou lembrando dos tempos memoráveis do achado.
num e bem esse selo que eu tava falando, + ta tudo bem agora xD 



Já um Vídeo Game não é e nem deve ser uma coisa pra ficar parada, claro existe os colecionadores que vem Vídeo Game como selos ou seja que eles tem que ficar imóveis e os que jogam.

Pera ai então tem 2 tipos de colecionadores de game ?

Basicamente sim temos:

1) Colecionador que joga:
esse aceita qualquer jogo Loose ( ver dicionário Gamer no final da matéria), mais também da valor para os jogos completos, porem este tipo de colecionador não gosta deixar jogos parados , na verdade ter algum jogo sem uso deixa ele ate mau,pois ele tem aquele amor aos games de forma de usufruir ao máximo estes jogos e quando na pode normalmente vende para outras pessoas que possam usar+ deste jogos, normalmente o colecionador jogador não compra jogos lacrados + quando o faz des-lacra na hora.

2) Colecionador de games eu coleciona
Ta num achei um termo melhor pra isso mais em resumo este e o tipo que adora achar jogos lacrados e exibir em sua estante normalmente este tipo tem2 coleção a de jogar e que nunca vai abrir na vida, normalmente abomina jogos Loose como se fosse a ultima coisa do mundo, ou aceita , porem faz de tudo para deixar ele completo.


Bom ta um pouco generalizado sim pois tb tem aquele que adora jogo completo, mais joga com este jogo, mas sobre o papo de deixar ou não o jogo lacrado e um Tabu entre os colecionadores que gera mais rincha que briga de time em religião, então e mais fácil dividirmos no : colecionador que deixa jogos lacrados e o que abre os lacrados.


colecionar jogos realmente e algo bem interessante muitos começam motivados inicialmente a adquirir somente o Vídeo Game que tinha na infância ai acaba pegando gosto de coisa e iniciando coleção, outros iniciam coleção pq acumularam jogos e Vídeo Game de anos anteriores e acabaram não vendendo, ou seja há milhões de explicações pra vc virar um colecionador , qual é a explicação de eu ter virado um colecionador ? , no próximo post eu conto xD.


ML, ladrões, e aproveitadores no Brasil tem de tudo + alguns salvam

Antes de eu explicar sobre como funciona a compra e venda de jogos antigos no Brasil vcs precisam entender este mini dicionário de retro jogos


Mini dicionário retro

JOGO LOOSE : um jogo Loose basicamente é um jogo sem caixa nem manual nem panfletos etc ou seja se for um jogo de cartucho e só o jogo ou só o CD caso seja de CD, colecionadores normalmente evitam ter este tipo de jogo.



JOGO COMPLETO
: como nome diz e o jogo completo sem estar faltando nada ou seja na caixa ( se possível de papelão original) manual, pôster ( se tiver) e propagandas, esses tipo s de jogos são bem+ raros pois muitas pessoas especialmente nos anos 90 jogavam fora as caixas em especial os que a mãe obrigava fazer isso xD




JOGO LACRADO : um jogo lacrado é um jogo que jamais foi aberto ou seja ainda esta co lacre original da fabrica. Dependendo jogo como no caso do Atari ou NES o jogo pode estar no lacre por 20 anos ou + , deve se ter cuidado co esses jogos pois não se sabe se por estar tanto tempo fechado ele funcionara, mas como muitos dizem esses jogos nasceram pra ser lacrados e ficarão assim, exceto que surja um colecionador Gamer que queira jogar ele.




                                     esse não é meu xD



LABEL
: e nome dado para os adesivos da fita


CAIXA DE LOCADORA : nos anos 90 era comum das locadoras cortarem as caixas de jogos e colocaram em caixinhas de plástico,diminuindo o valor dessas caixas para colecionadores, muitos cartuchos da SEGA já vinham em formato de caixas plásticas facilitando o trabalho dos donos de locadora.





NO ESTADO: muitos vendedores adoram esse termo, e feio ou talvez proibido falar quebrado no Mercado Livre ai usam termo no estado pra dizer esta quebrado, em resumo : eu avisei que ta quebrado se você num sabe ler, que se dane xD.



JOGO: ALTERNATIVO, GENERICO, SEGUNDA LINHA, JACK SPEROW, PARALELO, OU IMAGINAÇÂO DO VENDEDOR: são termos que as pessoa usam para maquiar um jogo pirata.

Compra e vende de jogos no Brasil

Bom ser colecionador no Brasil e uma tarefa difícil por 2 coisas


1) jogos no Brasil sempre foram caros por isso a pirataria sempre predomino , então a chance de achar um paralelo da vida e muito alta isso ate mesmo em sites de venda

2) Brasileiro que e brasileiro e esquartejador de natureza e só saber que tem gente interessada em seu “lixo” ou coisas do armário ele num mede valores pra aumentar o preço da coisa, como um caso de um NES de R$80 que ficou R$200 só pq eu estava interessado.

Assim , no Brasil temos 3 escolhas de comprar jogos antigos: 

1) Mercado livre o afins : onde depende da sua sorte , já achei diversos jogos baratos La porem a muita coisa cara e demora muito tempo pra buscar, todos termos que citei você vai achar facilmente lá

2) Locadoras os templos dos Retrogames: toda cidade que se preze ainda tem uma locadora antiga viva ou restos de um tempo sagrado decadente, normalmente é ai que se acha retro jogos normalmente ótimos jogos por baixos presos e questão de muita sorte, cheguei a achar um Ilusion of Gaia completo por 20 reais um Megaman x2 loose por 10, ate mesmo um Phantasy star 4 loose por 20, ou seja depende da sorte mesmo.

3) E-bay, se você tem cartão internacional o mundo e seu limite, em sites americanos como e-bay, vc acha muitos jogos antigos a preços camaradas porem tem que saber escolher, pelo menos o negocio e + levado a serio que o mercado livre


Bom tai umas dicas para quem quer começar colecionar ou ler, eu generalizei muita coisa + espero te contribuindo pra algo , no próximo posto falarei um pouco mais da minha coleção ate lá o/

1 comentários:

Anônimo disse...

Coleciono também! Existem vários forums também que um colecionador pode conferir, como o forum jogos UOL e o outerspace, que são os 2 mais conhecidos entre esse publico!