Pages

sábado, outubro 23, 2010

Especial resenha : Controle Asa



Ae galera, o Blog crescendo ainda mais  agora com mais  2 novos parceiros retro games,  dando aquele LEVEL UP no blog, rumo ao LVL 100. Assim vou tentar postar mais vezes vencer o velho BOSS chamado preguiça e o sub chefe falta de tempo.

agora seus inimigos estão fudi...... propaganda da tec toy na epoca dos itens Quick Shot.

O Post de hoje , era pra ter sido postado no mínimo uns 2 meses atrás, e sobre um acessório um pouco exótico (não pense coisa errada) de Master Systen que assustam alguns só de olhar, nada mais nada menos que o Controle Asa Quick Shot.
 Decidi fazer este tópico porque não achava nenhuma matéria sobre este controle muito menos uma foto, o fato de não saber que era da Quick Shot, atrapalhou um pouco também, mas no final acabei comprando e me surpreendeu bastante, nessa Retro analise decidi testar a jogabilidade do controle em diversos jogos assim como no mega e no máster, então vamos lá.
É um pássaro? e um avião ?, não e o Controle Asa

Mas afinal como é esse controle ? , diferente do que li por ai esse controle não e da Tec Toy e de uma empresa chinesa, a tal de Quick Shot, e pior ele e extremamente bem feito por dentro( sim já abri ele) em 1991 as coisas da china eram um pouco decentes. Pelo menos esse era. Outra curiosidade é que esse controle funciona em outros Games, tipo Msx, Atari, e claro Mega e Máster.
Mais ou menos na década de 90 a TecToy importo essa serie Quick Shot junto com diversos controles um mais estranho que o outro, desde árcades , turbos, e essa criatura estranha. Outro fato curioso que a Playtronic ou seja lá quem, trouxe esse tal controle asa pro NES também, claro que esse e bem mais raro de se achar.Outra coisa curiosa que em todas propagandas citavam esses controles Quick Shot, como controles para jogadores profissionais,  jogada de marketing  e claro.

Ta certo, mas como seguro nesse negocio ?
Pode parecer estranho Você segurar isso, pois da impressão que seu dedo vai ficar distante do D-pad, mas na verdade ele encaixa perfeitamente, ficando ate confortável, nota achei o D–pad um pouco duro, mas acho que isso e mais o fato de ter quase 20 anos, do que o próprio controle, tipo pra se te uma idéia por dentro o controle usa 3 chips praticamente 1 pra cada botão.
O controle assim como os clássicos de máster só apresenta 2 botões, 1 na frente e outro atrás, simulando algo do tipo um manche de avião, ou moto etc, o único defeito que achei e não ter números nem letras nesses botões, dificultando um pouco Você , descobrir qual botão e o 1 e qual e o 2, ou A e B no caso de NES. Alem dos 2 botões ele possui um sistema de controle turbo, alem de uma alavanca A,B,C,D onde cada uma corresponde a um  dos videogames que suportam o Controle Asa.
Legenda do Controle Asa
Botão 1 : botão grande na frente
Botão 2 : botão pequeno e quadrado atrás ( gatilho)
Turbo: off/Autofire
Seleção de consoles:
A :ATARI/ COMODORE
B :MSX
C: AMSTRAD
D :SEGA

Let’s play:
Resolvi assim que recebi ele fazer alguns testes com o controle, já que estava um pouco desacreditado como ele ia se sair, então testei ele nos jogos de Master e Mega que tenho em casa.
After burner
A primeira  vez que vi esse controle já pensei logo de cara: esse controle foi feito pra se jogar After Burner. Já que o After Burner e baseado em um simulador de caça que se movimenta rápido e usa2  botões pra atirar o controle ia dar aquela sensação de que Você esta pilotando algo, claro, com toda limitação dos 8 bits.
Resultado: o controle se mostra realmente perfeito pro After Burner, primeiro pelo fato do botão 2 de trás ser o que atira, assim e só Você segurar o botão atrás, parecendo que Você realmente esta atirando com um manche, e em seguida lascando mísseis com o botão grande realmente parecendo que Você esta atirando, o comandos do D-pad ajudam bem Você rodar o caça a 1 vez que joguei com o Asa  cheguei na 3 fase coisa que não tinha conseguido antes.
Ou seja After Burner no controle Asa : recomendado.
 Afrer Burner + controle asa = fuck yea
Outros jogos de tiro de navinhas
Testei em 2 outros jogos de nave, cada um distinto, Sagaia e Power Strike 2
Nos 2 percebi a mesma coisa, o fato do botão 2 , ficar atrás ajudou o fato de Você segurar ele pra atirar, deixando seu dedão livre pros famosos mísseis, isso em Sagaia, diferente de Você usar um controle convencional que te obrigaria usar o dedão pra apertar os 2 botões. Já no Power Strike como só tem1 botão pra usar em tiro o controle se mostrou normal.
Resultado Sagaia Recomendado, Power strike2 : Normal.

Road Rash
Imaginando que,motos o acelerador fica atrás, pensei nossa vai se legal vê isso no Road Rash, então pensei em desenterrar minha velha blue label de Rod Rash , resultado, ao jogar percebi um grande erro. A moto não acelera no botão  e trás e sim no da frente , fazendo toda aquela  sensação de acelerar atrás do controle  ir pro saco, mas não e de todo mau.
Resultado Normal.

Controle asa em outros jogos
Alem dos tradicionais aviões e corridas, também testei o controle em jogos de ação side scroll, claro que fui testar no mais clássico pra min. Sonic2, o resultado foi satisfatório, tanto que cheguei ate o ultimo BOSS com ele facinho, morri por Noobice, outra parte positiva é que como Sonic usa só 1 botão fica+ fácil usar o botão grande
Resultado: melhor que o esperado.
Morri nesse maldito, nessa vez xD

Testei também em outros jogos de Shinob a Kenseiden, e se mostro normal, nada que faça Você abominar ate mesmo nos jogos que pula e atira , em resumo, se mostrou funcional como os demais controles de máster.

Jogos que só rodam com o controle de máster
Há alguns jogos e máster, no caso tenho 2, Monica no castelo do dragão(Wonder boy 1) e onde esta Carmen Sandiego, só rodam com o controle de Master, no caso da Monica  se Você joga com um controle de mega, ela começa a voar em loop infinito pela tela, já o Carmen o personagem trava correndo pra esquerda. Controle Asa, nesse quesito se mostrou igual o controle classic de máster, ou seja deu pra jogar esess jogos sem BUG.


E no mega ?
Após testar no máster, fui tentar jogar no mega mais ai veio o 1 FAIL
Road Rash 2
Ta certo que o mega tem 3 botões + start e esse só 2, mas imaginava que pelo menos ia da pra acelerar no jogo, porem FAIL só foi maior quando descobri que o botão de traz ao mesmo tempo e o botão B e o Start, impossibilitando jogar.
Resultado: Mega FAIL

Sonics
Bom se tratando que Sonic só usa 1 botão, deu pra usar o controle asa, modificado pra Atari, assim não corria risco de apertar o botão de trás e pausar o jogo, ai rodo tão legal quanto no Master, mas em resumo o controle asa assim como qualquer outro controle de máster, só e funcional em jogos de 1 botão do Mega.
Resultado: Normal.

Não pude testar no Atari, Comodore, Msx e outros, mas espero tentar um dia. 

Conclusão:
O controle Asa assim como muitos acessórios malucos dos 8 bits, mostrou ser interessante e funcional principalmente em jogos de tiro, porem com ótima acessibilidade as mãos inclusive possibilitando ate mesmo jogar jogos de plataforma sem problema, em resumo e um acessório um tanto peculiar, mas fez bem eu papel saudade do tempo que as coisas da china eram decentes.

 Woobofet aprova o Controle Asa