Pages

sexta-feira, setembro 02, 2011

Figurinhas carimbadas dos games 1: Quem diabos é Suda 51


Yo galera, iniciando mais uma sessão no blog, Desta vez veremos  curiosidades e a historia de certas personalidades do mundo dos games, não necessariamente produtores de jogos, mais  também pessoas que fazem parte do universo Gamer.

O escolhido para inaugurar essa sessão e nada menos que um dos japoneses mais loucos e mais evidentes do cenário Gamer atual:  Suda 51.
        
Suda 51, é a figurinha carimbada da vez 
    
Goichi Suda, ou Suda 51, para os íntimos (em japonês Go e 5 e ichi e 1 sacaram ?). E a nova revelação do oriente em termos de jogo, para muitos considerado o Tarantino dos videogames, devido a seus jogos um tanto alternativos, violentos sem pé nem cabeça e com tudo isso ainda tenta demonstrar de que forma está o mundo, ao menos na visão dele.E tem uma obsessão estranha por privadas
  

quale a da privada Sr. Suda ?

Suda antes de começar a fazer jogos tinha um trabalho um tanto peculiar: trabalhava de agente funerário, vulgo coveiro (sim pode crê). Até que um dia passou a trabalhar no estúdio Human( o terrível estúdio que fez Clock tower) 
      
   

Agente funerario ? Nem Dampé esperava por essa ( obs oque acham do novo mascote do blog ?)
         
Aqui temos o peculiar Suda em um estudo mais peculiar ainda como a Human, onde passou fazer jogos que só foram lançados no Japão. Porem no fim dos anos 90, o estúdio se desmembrou e ai que Suda51 decidiu fazer seu próprio estúdio independente a Grasshopper Manufacture.

 punks not dead, broo
           
Grasshopper Manufacture, só tinha um lema de Suda51: punks not dead, ou seja Jogos e Rock’in roll fez com que o estúdio desenvolvesse alguns jogos pra ps2 e ps1, mais a maioria nem saio do Japão.
Ate que a empresa de Suda decidiu fazer um jogo com a famosa CAPCOM, e assim surgiu o primeiro jogo ocidental de Suda, Killer 7.
 
7 em 1, não e uma fita de polystation e sim Killer 7
       
Killer 7 é um jogo um tanto estranho, onde vemos o visual Cult de Suda misturando  a  loucura dos filmes de Tarantino,com o estilo de um jogo de tiro. 
        
Provavelmente você nunca escutou sobre esse jogo, exceto que você seja Nintendista, pois esse jogo teve recepção melhor no Game Cube, não por a versão do Gc ser melhor que a do ps2, mais sim pelo fato do console ter poucos jogos assim qualquer um que saia ganhava mais ênfase.
       
Killer 7 Não foi tão bem recebido, pelas pessoas em geral, a maioria por sinal nem conseguem jogar o jogo direito ou se sentem incomodadas pelas vozes eletrônicas do jogo,algumas com celebro menor dizem que coisa mau feita(embora aquilo tenha sido intencional) porem para os que procuram algo mais Cult, dark ou ate mesmo totalmente fora do comum vem esse jogo como uma obra de arte, mais de qualquer forma não vendeu muito.
   
Em seguida Suda fez algumas adaptações de jogos de anime como Blood+ e o famoso samurai Champloo, mais nenhum chamou muita atenção das criticas especializadas embora não fossem jogos ruins.
Até que em 2007, Suda consegue lançar um jogo que seria sua estréia para a fama, No More Heroes com a ajuda da Marvelous Entertainment Inc( Ubisoft na ocidental), e do épico produtor de harvest moon.
      
No More Heroes para Nintendo Wii, também é um jogo de linhagem Cult, porem, busca um pouco a cultura Pop tanto americana quanto japonesa e claro muita ação,sangue e taradice muita mesmo, fazendo um dos jogos mais únicos do Wii.
        
No jogo temos Travis, um típico Otaku em território do Tio Sam. Que na cagada entra em na associação de assassinos na décima primeira posição,onde devera matar um assassino por um ate chegar no topo. 
           
 
No more heroes , um jogo unico

Com essa temática de filme trash, aliado aos controles de movimentos de wii usado de um modo único, unidos ao estilo de jogo semi aberto de GTA só que mais nerd, faz o jogo de Suda um sucesso principalmente nos EUA.
    
Suda foi tão louco na publicidade do jogo que autografa papeis higiênicos, na pré venda do jogo , assim como colocar tão trono ( sim aquele mesmo) como salve do jogo,da pra acreditar ?
       
 
Papeis higienicos autografados, só esse suda mesmo
         
O jogo rendeu continuação, e em 2010 já tínhamos No More Heroes 2: Desperate Struggle, nas telinhas do wii. 

Desta vez o jogo tinha uma profundidade maior que seu antecessor, corrigindo alguns bugs do primeiro. Assim como diálogos mais ricos, coisa que no primeiro era só três palavras e sair na porradaria.
          

Melhor que o primeiro, não está vendo ???
              
Alem dos mini games em estilo 8bits, que fazem o jogo alem de único ser realmente o auge da arte de Suda 51, fazendo nosso desconhecido japa entrar ao hall dos produtores famosos de game.

Em seguida Suda fez sua primeira estréia ao mundo dos famosos consoles Hardcores com Shadows of the Damned,para PS3 e X360,onde teve a colaboração com o ilustre Shinji Mikami,criador de Resident Evil, Onimusha e Devil May Cry. Tendo um jogo de tiro bem carismático e com bom som estilo característico de suda51.
                
 
Zumbis e suda, é isso ai
           
Suda já esta planejando um novo jogo e acredito que vai deixar ele mais popular ainda Lollipop Chainsaw, que ate o momento parece que será um jogo de ação ao estilo no more heroes com uma líder de torcida que mata zumbis com uma serra elétrica e arco-íris, muito doido? O que mais alem de sexualidade e serras elétricas, fará algo vender não? Só esperando pra crer.
         
 
Muito gliter, sangue e calcinhas
         
E fica a pergunta será que um dia o Suda51 chegara a altura do grande Mestre Kojima ? (pelo menos de tamanho não)
                 
Até a próxima!!!!