Pages

quinta-feira, outubro 06, 2011

Já leu essa? Assasim Creed Renascença

Ae galera, mês de aniversario, iniciando mais uma sessão do blog: Já leu essa? 

Com o Já leu essa? Estarei analisando e mostrando obras literárias e artísticas baseadas em jogos, como livros, revistas, HQ, manga jornais filmes etcs, sobre jogos.

Nada melhor que começar com o novo Best-seller baseado em jogo a chegar no Brasil, entrando nesta semana na oitava posição dos  livros mais vendidos segundo a revista Exame, nada menos que Assasim Cred Renascença.

Assasim Creed Renascença

Bom, sou um daqueles que adora jogos, e leio livros especialmente de ficção ou só disso na verdade. 

Ao perceber que está vindo pro Brasil um livro baseado em um jogo (na cagada em quanto via o preço de Narnia no Submarino) e de cara comprei (por um preço promocional bem camarada na época /o/) 
 Capa do livro
 
Mais será que jogos dão bons livros? Pois, os filme de vídeo game, já vimos que não da muito certo como as  muitas hemorragias oculares que tivemos vendo residente Evil, House of dead, Alone  in the Dark, e outros lixos cinematográficos baseados em jogos.

Bom, considerando inicialmente que não joguei Assasim Creed 2, ou melhor joguei ate o primeiro tutorial. Embarquei no livro sem conhecer a sua historia, somente com o básico que todo amigo seu conta: Ezio tem que vingar sua família e bla bla bla.
   
 
Ezio, e seus gestos obcenos xD  
 
Assim, comecei a leitura, de fato, percebi que as paginas iniciais do livro eram o tutorial do jogo. Sim isso mesmo, o tutorial do jogo, mesmo não jogando aquilo, é claramente percebível que Ezio esta num maldito tutorial, por sorte ele não erra quanto agente fazendo isso acabar logo.

Após essa parte temos a narrativa mais em ordem, parecendo um típico romance, aos moldes clássicos.

A historia é bem contada, mas, não espere um Tokem nem nada do gênero, mas da pra sacar claramente o que rola na historia e com os personagens da trama. O melhor de tudo e a relação da ficção com fatos do mundo real, com a presença de figuras carimbadas da Itália antiga, como Leonardo da Vinci, Maquiavel e Rodrigo Borgia.
  
 
Leonardo da Vince e sua foto 3x4 para tirar a carteira de motorista xD
    
A história do livro, assim como do Jogo, parte de Ezio, filho da famosa família de banqueiros  Auditori de Florença. Porem a vida boa de filhinho de papai de Ezio, acaba antes mesmo de completar sua maioridade, quando sua família é acusada injustamente de traição pelos mafiosos do século XV os Borgias.

A partir de então Ézio parte para sua vingança e descobre que faz parte de algo maior que sua própria vingança, que você só saberá se jogar ou ler....

O livro e escrito por alguém chamado Oliver Bowden, na verdade e o Pseudônimo de um escritor anônimo, que e tão anônimo que nem o Wikipédia Americano tem artigos sobre ele, de toda forma, ele fez uma adaptação interessante para um jogo.

Em resumo Assasim Creed não e um sucesso de vendas à toa, todos que jogaram ou querem futuramente jogar vão acabar procurando este Livro, e até mesmo pessoas curiosas com a época da renascença vão acharam neste livro uma historia de um jovem e sua vingança pelos confins da Itália renascentista.