Pages

domingo, outubro 28, 2012

Retroween 2012 Especial Silent Hill



Ae galera já faz quatro anos que estamos nessa, trazendo os jogos de terror nesta data do ano é claro com nossa clássica Morgan de sempre no logo.( desta vez com trabalho de edição de Yuri, olha facebook do cara ae: https://www.facebook.com/yuribrx

Acredite achei que não ia conseguir postar o Retroween desse ano, mas toda força e valida e esta aqui o post temático mais tradicional do Zir0 vidiogame nerd, Que venha o Retroween

Obs. qualquer blog que quiser participar (embora ninguém nunca participe mesmo) e só postar ate dia do Halloween, uma resenha comentário ou até game play de um jogo de terror, só colocando o baner do evento criado com ajuda de um amigo meu, Já que quem criou esse meme desapareceu do mundo online já faz três anos. 

E qual será tema deste ano?
Depois de passar por jogos de zumbis, jogos de terror assustador e ate jogos indies de terror por que não conhecermos o verdadeiro jogo de terror psicológico, uma perola retro que apresentou grandes jogatinas noturnas e sustos para muitas pessoas na era do Playstation um e dois, nada menos do que Silent Hill.
Silent Hill: muita neblina, gore, e mulheres loucas.

Silent Hill (1999)
Console : ps1
Nota 8,8
A serie começou no finalzinho da era do Playstation 1, onde graças ao sucesso do clássico Resident Evil da Capcom, a Konami achou que devia fazer sua própria serie de terror, e para muitos e melhor que o próprio Resident Evil em si.

Em silent Hill em vês de estarmos num mundo de zumbis, pragas biológicas e outras coisas que pulavam em nossa janela, Silent Hill buscou uma temática mais macabra, mais assustadora, cheio de terror psicológico, e claro a neblina.
Numa época de limitações visuais a idéia da Konami era fazer um jogo em mundo semi aberto, e diferente de Resident Evil 3, que possuía um mapa grande porem dividido em milhões de setores, Silent Hill apresentava somente três grandes áreas de cidade, porem, com aceso construções como a escola e o hospital. Essa quebra de mapas custou a Konami uma redução gráfica, de forma que muitos cenários ficaram com testura bem fraca, porem para “esconder” esse problema foi escolhida uma densa neblina que cobria o jogo todo, mais o que os programadores menos imaginavam e que esta neblina seria as marcas principais da serie.

Como todo bom jogo de terror Silent Hill apresenta uma historia no sense cheia de intrigas, onde neste primeiro vemos Harry Manson, uma pessoa normal que em uma viagem para Silent Hill sofre um acidente de carro devido uma garota que viu na estrada, após acordar da batida do carro Harry percebe que sua filha sherry, desaparece, ai então esta á historia do jogo: Harry deve desbravar os terrores de Silent Hill em busca de sua filha, mais Silent Hill não é uma cidade comum, como vemos ao decorrer do jogo.
 
Silent Hill tem mais duas características bem presentes na serie, a primeira e o tal mundo macabro. Neste mundo, tudo que antes era construções de madeira ou tijolos estas se tornam estruturas de ferro enferrujado, o que da impressão que estão voando, pois não se vê nada em baixo, neste mundo macabro tudo e baleado em correntes ferrugens mortos por todos os cantos e criaturas terríveis, uma marca de Silent Hill sem duvida.

Outro ponto em comum da serie é a presença de mulheres loucas ou insanas, você sempre verá mulheres estranhas relacionando com personagem confundido ele psicologicamente, simplesmente a presença delas em todas series e algo comum, deixando um ar de terror psicológico meio a serie.
Silent Hill para Playstation um foi um grande marco, embora apresente grandes limitações, criou um novo estilo que vem amadurecer na era do Playstation dois, e infelizmente decair na geração nova.

Silent Hill 2 (2001)
Playstation 2, Xbox,PC
Nota 9,5

Muitos ó consideram o melhor da serie, pois conseguiu levar o terror psicológico ao auge, uma densa cidade grande, uma historia envolvente ao mesmo tempo sem sentido, personagens mais psicóticos do que nunca, e claro o mascote da serie: Piramid Head.
 
Á historia desse jogo é sobre James Sunderland, um homem triste que recentemente perdeu a mulher. Porem certo dia aconteceu o que menos esperava em sua vida, James recebe uma carta de sua própria mulher, para eles se encontrarem em nada menos que o lugar especial deles, um hotel na linda cidadezinha de Silent Hill (pois é que programa romântico)

Sem entender como pessoas mortas enviam cartas, James foi ate Silent Hill, e é assim que nossa historia começa, James em sua trajetória encontrará mulheres, estranhos gordos psicóticos,  garotinhas demoniadas, e claro a Maria á talvez mulher mais sexy da serie, que também e jogavel num extra do jogo.
As mudanças desse jogo são notáveis, mesmo sendo um dos primeiros jogos de ps2, os gráficos e as CGS estão ótimas, e por sua vez a nevoa que era usada para esconder o gráfico no primeiro jogo agora é usada para deixar o ambiente mais assustador.

O mundo macabro retorna e esta bem pior desta vez, com hospitais macabros com direito a locutor de radio de elevador sinistro, e estupros de enfermeiras de pano com uma faca, tudo para deixar jogo mais psicótico ainda.
 
O som do jogo e primoroso feito pelo mestre Akira Yamaoka, nada menos que o compositor da abertura do jogo Theme of Laura, um dos sons mais cultuados na comunidade gamer.
Em resumo um jogo bem elaborado envolvente se não o melhor da serie.

Silent Hill 3 (2003)
Playstation 2, PC
Nota 9,0

Meu silent Hill favorito, Este jogo e um pouco mais linear que os dois primeiros, porem tem bom ambiente, historia e viciante, zerei umas quatro vezes pra ter todos extras.

E o primeiro e também único Silent Hill a ter personagem feminina como principal. Na historia você e Heater , filha do Harry Manson, sim e á garotinha que e dada a Harry  em um dos finais de Silent Hill 1, isso e se for ela mesmo, já que a historia nesse ponto e bem confusa.
 
Heater se vê ao meio de atrocidades em um shopping a que passa antes de voltar em casa, mal ela sabe que esta preste a entrar em uma coisa maior do que pensa sendo que seu destino a levara a silent Hill, como sempre.
 
Os efeitos sonoros estão ótimos, desta vez temos até mesmo músicas cantadas, com ambiente de filme de terror dos anos 80, ou melhor, jogo inteiro tem esse ar de “sessão da tarde” não que seja algo ruim pra quem goste de terror dos anos 80.
 
A jogabilidade continua a mesma porem com uma leve melhorada, e os sustos, bons eles estão sempre presentes. O único ponto mais negativo e que jogo e mais linear, não temos mais a grande Silent Hill para explorar, é a única hora que podemos vagar pela cidade e um pedaço do mapa do Silent Hill 2, sim isso mesmo, porem mesmo com essas limitações e um bom jogo de terror a altura da serie, e acredite e o mais raro de se achar.
Silent Hill 4: The Room
Playstation 2,Xbox,PC
Nota 8,0 ( muitos dariam menos que isso)

Conhecido como ame ou odeie, este Silent Hill de fato não parece com nenhum outro jogo da serie, e pra falar verdade receberia outras criticas se tivesse outro nome, pois que não é um jogo ruim, mais não é um Silent Hill.

O Jogo conta a historia de Henry Townshend( embora ninguém se lembre do nome dele) que aluga um apartamento, porem mal sabe que este apartamento tem mais historias macabras do que devia. Henry certo dia se vê trancado em seu próprio apartamento, tendo somente como única saída um buraco que apareceu em seu banheiro, o que mal sabia e que cada vez que ele entra nesse buraco encontra um novo local onde deve passar por uma serie de calamidades e ao terminal retorna a seu quarto. Ao longo desses lugares Henry encontra outras pessoas e as vê em mortes terríveis.
 
Este jogo foge muito da proposta de Silent Hill, pois parece mais um jogo de suspense com fantasmas, incluindo aqueles que voam com a cabeça pendurada no chão, á jogabilidade esta muito diferente dos outros jogos da serie, bem como a opção de itens etcs, a própria Konami citou que este jogo não era pra ser um Silent Hill, embora tenha relação com outros jogos da serie.
 
Em resumo o jogo e bem diferente de toda serie, mais da mais suspense e terror com todos outros juntos, afinal qual sensação de ter espíritos te trancando dento do próprio quarto?

Silent Hill: Ørigins (2007)
Playstation 2, PSP
Nota 8,0

Depois de muito tempo sem um Silent Hill a Konami decidiu fazer um novo jogo da serie e também para dar algo da empresa para o PSP. Com o filme da serie na mídia, os caminhos da serie seguiram rumos parecidos, contando a origem da serie baseadas um pouco no tema do filme, ou seja, contado a historia de Alessa, a entidade que causou todo o terror a cidade.

A historia começa quando Travis Grady, um caminhoneiro decide cortar caminho para uma de suas entregas, vai parar em Silent Hill, lá encontra uma casa pegando fogo após ter quase se acidentado por ter visto um vulto.
 
Lá dentro encontra uma garota toda queimada e a resgata, ao sair desmaia, e ao acordar se vê dentro de Silent Hill, lá Travis tenta buscar o paradeiro desta garota, mais a cidade o mostra mais do que devia, seu passado.
 
A mecânica do jogo e um tanto interessante Travis pode alternar entre o mundo normal e mundo macabro através de espelhos, de forma que coisas de um mundo podem ajudar em outros.
O jogo manteve um pouco a temática da serie, embora seja um pouco mais fraco que seus outros jogos, principalmente pelas limitações do portátil.
 
O jogo também saio para o Playstation 2, numa tentativa de segurar a vida útil do console.

Silent Hill: Homecoming (2008)
Playstation 3,Xbox 360, PC
Nota 7,0

Com a nova geração eis que surge um novo Silent Hill, o problema foi à falta de capricho desse jogo ligado a uma jogabilidade que nem assustava e nem servia pra jogo de tiro transformou no pior jogo da serie, e bem monótono.
 
A historia do jogo nos apresenta Alex Shepherd um ex militar que como titulo mostra, esta de volta a sua casa após voltar de uma guerra, porem seus familiares se foi, lhe restando apenas seu irmão, e seu paradeiro esta nada menos do que Silent Hill.
 
O jogo não fez muito sucesso e muitos preferem Silent Hill 4 a ele, mostrando que a serie esta em sua decadência.

Silent Hill: Shattered Memories (2010)
Playstation 2,Wii,psp
Nota: 8,0

Criado para ser o Silent Hill do Wii, Shattered Memories era pra ser um rebbot da serie recontado o primeiro jogo da serie, porem com um ar mais moderno, Harry por sua vez teria um ipod( ta bem, hipster por sinal) para lhe ajudar, não mais o robusto radio com lanterna predida na camisa ao estilo Silvio Santos.
 
A mecânica do jogo apresenta recursos e puzzles baseados na interação de movimento do Wii, porem o jogo não apresenta o mesmo ambiente em relação ao clássico, porem seja um bom jogo.
 
Depois de um tempo lançaram o jogo para Playstation 2 e  PSP também numa tentativa de deixar os dois comsoles mais na ativa.

Silent Hill: Downpour (2012)
Playstation 3,Xbox 360
Nota: 8,0
Silent Hill fresquinho deste ano, ainda não pude jogar mais pelas resenhas apresenta uma tentativa de retorna ao ambiente da serie, porem ainda falta muito para chegar lá.

A história do jogo foca-se em Murphy Pendleton, um presidiário que tem sua oportunidade de fugir da cadeia quando o caminhão que o transportava cai em Silent Hill, à questão é : o que é pior a cadeia ou a cidade?
 
A jogabilidade ao que parece voltou no uso de canos e objetos do chão para sobrevivência, porem jogo ainda esta um pouco mediano para grande franquia, quem sabe o futuro melhore a serie?
 
Bônus : Silent Hill não seria nada sem as musicas desse cara: Akira Yamaoka


Ai foi especial de Retroween  2012 sobre Silent Hill, a Serie possui outros sub-jogos, mais esses ficam para outra vez, flws