Pages

sexta-feira, novembro 26, 2010

Isso nunca acaba 4 :Mega Man


Ae galera, voltando um quadro que tava bem parado aqui no blog: isso nunca acaba.
para quem não se lembra esse quadro cita jogos clássicos do clássico que já tiveram milhões de versões e que ate hoje não acabaram.
"I am Mega Man
I'm blue and cyan
The creation of Dr. Light, or "Right" (if you are from Japan)
Also known as Rockman."

O especial do dia e nosso bom e velho amigo azul e cyano, Mega Man que esta ai desde 1987( e tem a mesma idade que eu) e espero que dure por mais um bom tempo, mesmo com a atual saída de seu criador da Capcom a um mês atrás.
 Mas vamos conhecer um pouco mais sobre esse azulado mono colorido.
Serie clássica
Em 1987, surgia um game com uma idéia totalmente diferente para os pequenos japonesinhos de olhos puxados do final da década de 80. Nada mais nada menos que um jogo de um garoto torto azul e cyano (nunca esqueça dessa cor)  que atirava bolas de Purasmaaaaaa(http://www.youtube.com/watch?v=4hsmvNkYTwI&feature=related), ta na verdade é Plasma mesmo.

O Garoto azul foi conhecido como conhecido como Megaman, isso nos EUA por que no Japão ele se era conhecido Rockman, uma referencia a rock n roll que estava uma febre na época, e o curioso nome de sua irmã  Roll tendo assim o Rock e a Roll, piada uma piada terrível.











que cara carismatico não ?


Porem foi essa piada que os americanos não gostaram. Acharam o nome ridículo e mudaram pra Megaman, só que não medirem esforços pra fazer uma capa ridícula, um Tiozão com roupa amarela e azul parecendo aqueles guerreiros galácticos da época da DC dos anos 60. já na versão japonesa tínhamos na um anime torto gordinho, porem acreditem era bem melhor. E se vocês visem á  capa européia iriam ter mais medo.


megaman 1, de NES, mas que coisa é essa ?

Isso só foi consertado  no Megaman 6, mas naquele tempo era normal capas grotescas em jogos americanos. é só vê o tiozão do Strider e Você vai saca o terror da coisa.


Megaman ou surfista prateado ? capa nojenta de megaman 2 europeu 

A historia de Megaman era bem pratica, e ate interessante: Megaman é  um garoto robô criado pelo Dr light e vivia na paz e harmonia de sempre. Porem  certo dia Megaman deixa da vendagem de ser um robozinho normal para virar um guerreiro, pois o ex-sócio de light, o Dr wily, roubou os 6 projetos de robô iniciais do velho, e saio por ai tretando pela  cidade. Onde só resta a Megaman parar toda essa zona, a sim começa sua árdua missão de derrotar os 6 robôs e claro, o bom e velho dr wily.

Dr wily é um velho carismatico

Naquele tempo as fases eram extremamente difíceis, especialmente o primeiro jogo,  devido o simples fato dos  bugs  do jogo. Mega tinha uns milésimos de atrasos em seus pulos tiros etc, fazendo a fase do gutsman a mais odiada da historia. Sem contar o velho ciclope gosma verde um terror das crianças. Felizmente seus sucessores Megaman 2 e 3 são considerados os melhores já feitos, corrigido todos estes erros grotescos.
A franquia rendeu seis jogos pra NES, onde todos eram baseados na mesma coisa por alguma razão X, Dr Wily cria 8 robôs(depois do primeiro passou a se usar 8 em vez de 6 porque foi criado sistema e password que foi uma mão na roda), ai mega vai detona os 8 robôs, ganha 8 poderes deles e uns par de E tanks, derrota wily e salva o dia, e daí o maldito foge no próximo. Mesmo que o Wily não apareça no começo do jogo foi ele que crio toda zona.

Porem após a geração 8 bits o bom e velho mega passou a mudanças drásticas onde teve varias sub franquias fora a  serie tradicional, onde segundo criador todas, tirando o Battle Network, todas tem ligação.
O mas interessante e a forma como é usado  as datas jogo  com finais X onde deixa em aberto em que década e anos estamos por exemplo a serie começa em 200X e termina em 20XX( ou se espera que acabara nessa data.) assim, nunca sabemos se a serie se passou em 10 anos ou 50.
a seguir será falado um pouco mais sobre as franquias que surgiram com o tempo:
Megaman X :
A grande sacada da capcom na era NES, imaginem que a mulecada que jogou Megaman no NES cresceu e ta jovem, portanto porque não fazer um Megaman mais teen. Um pouco mais serio que o azulado de 8 bits. No meu caso eu joguei na infância mesmo, é só fui conhecer o X a muitos anos após, por que só fui te um snes pra lá de 1994.




















Mega X e a epoca das armaduras

A historia de Megaman X se passa anos após o Megaman clássico algo entre 20XX ainda,que por alguma razão( eu sei a razão mas não vou da spoil) o Megaman clássico desapareceu em seu lugar surge o X a última criação de Dr. light  onde terá que enfrentar  um mundo atacado por Sigma e seu exercito de robôs dispostos a destruir tudo ai resta a X e Zero, (o robô misterioso que é a chave para Você entender toda a trama, se é que da pra entender toda) resolver a parada.



Megaman X teve uma trilogia épica na era Snes, e 3 títulos aceitáveis na era play 1, o mais marcante da geração 32bits foi Megaman x4, tão épico quanto os 3 primeiros X, e o melhor com uma historia que explicava muitos mistérios da serie, a partir do X5 e X6 a historia viajou legal, na geração 128 a coisa piorou porque o X7 e X8, alem de serem em 3D ( terror dos fans) num faz sentido nenhum a historia e francamente aquele Axel e carne de soja sem sal e sem gosto.


Axel esse babaca acabou com a serie X


Atualmente se espera uma continuação marcante de Megaman X , eu particularmente queria ver um em 16 bits, igual o que fizeram com Megaman 9 e 10, mas agora isso não passa de um sonho como a volta de Invasor Zim pra TV.
Megaman Zero
Após os fracasso do final da era X(x7 e x8) a Capcom tentou voltar o bom e velho esquema 2D eis que o novo herói de sua trama seria um velho conhecido, Zero, porem uns 200 ou mais anos após Megaman X, desta vez zero foi encontrado por Ciel uma garotinha(lollita) da resistência ant-new reploids 
 onde zero terá papel fundamental pra essa revolução, o jogo começa com zero jogado por ai, após ser desativado, nas como zero morrei trocentas vezes e sempre volta, não é dessa vez que o bicho vai parar, e se não bastasse todo esse rolo acontecendo no mundo zero terá que enfrentar um velho conhecido do final do alfabeto....
















Zero, na nova verção, + parese uma garotinha xD

Megaman Zero rendeu 4 continuações embora muito acham o Charcter design um pouco redondinho e gay, Megaman zero, e um bom jogo trazendo os poderes clássicos de zero da fase clássica do X4, com uma historia pra alguns batida de mais porem que fez seu papel, pelo menos ajudo a galera te um pouco de Megaman 2D de volta, embora nem se compara ao poder revolucionário que foi Megaman X e Megaman.
A serie acabo no 4 mesmo, ficou somente na geração GBA com direito a uma coletânea no DS, e acredito que esse mega nunca mais volte.
Megaman ZX
Acredite esse se passa mais uns 100 anos após o Megaman Zero(ate onde isso vai chega ?) nesse novo jogo você é um  garoto ou garota ( you are boy or a girl ?) que na cagada acha uma espécie de trasformador  um tal de Bio-Metal  que torna ele ou ele o novo Megaman X a La Kamen Rider

Mega man X versão menininha

Esse tal Bio-Metal  acredita que seja a própria essência milenar do X  e Zero, e outros que você achar na rua, bom então recapitulando zero já foi destruído centenas de vezes, revivido, desativado, reativado  em Megaman Zero ,destruído de novo, e nem virando fóssil deixam ele em paz ? sim e bem por ai.
you a boy or a girl ?

Bom após muita treta no mundo Você acaba fundindo o  Bio-Metal do X com o do Zero virando o Megaman ZX, que pra fala verdade e o mesmo zero de Megaman Zero só que com a opção de voltar a forma humana a hora que quiser, em resumo e um Megaman + kamen rider.


A jogabilidade do jogo e um tanto interessante pois como disse Você pode troca esses tais Bio-Metal, fazendo Você vira outro mega em vez de só ganhar o poder, tendo aparições de Bio-Metal de criaturias bem  clássicas da serie de protoman a bass. A parte mais interesante do jogo e uma fase que é simplesmente a recriação da fase 1 de Megaman X, vendo um pouco da preocupação de trazer velhos conceitos retrós ao jogo.
O jogo possui uma continuação semi direta, mais com outros personagens, e atualmente parese que a serie esta parada( pra fala verdade todos megas tão) esperasse uma 3 versão pra 3Ds, mas ate agora nada esta pra acontecer.

Megaman legends  Spinoffs ou não ?

Na famosa era 3D dos 32 bits,  tudo virava 3D era a moda na época e muitos 2D que caiam pro 3D eram prostrados como o 8 pecado mundial. Ou seja se é 2D não se meche, e o que muitos fans achavam.

Megaman legends num foge disso odiado por muitos, e gostado por poucos, eu particularmente gosto. O jogo e uma espécie de Spinoffs de Megaman, mas alguns citam que passa a  uns 2 milhões de anos após a serie clássica, se isso e verdade ninguém sabe.

 Com essa cara de babaca ate intendo pq tem gente quen ão gosta desse jogo

Mega legends, e uma espécie de Megaman adventure, onde os adventures 3D eram moda e Megaman num fugiu disso, o jogo e interessante mesmo com sua jogabilidade dura, porem não é nada espetacular quanto um Megaman X4 da mesma época mas não deixa de ser ruim.

No jogo tanto Megaman, quanto Roll foram remodelados deixando totalmente sua essência, o jogo e um pouco infantil, ate mesmo pro padrão Megaman clássico talvez trazendo isso um pouco de raiva dos veteranos.

Megaman legends não é um jogo ruim, mas esta bem longe do épico que foi o 2D ate mesmo comparado aos mais novos , Zero ou ZX, atualmente citou uma continuação da serie 3DS, mas ainda pouco dados sobre o jogo, só se sabe que sairá mesmo com a saída do criador Keiji Inafune, é esperar pra vê.

 Rock e roll, baby o/

Bom Megaman rendeu outro Spinoffs, Megaman Battle Network e Megaman Star Force, se baseava em batalhas de cartas, os primeiros jogos eram interessantes pois eram um tipo RPG tático diferente, mas a partir do momento que jogo se tornou uma mimese, perdeu sua graça, mas e uma boa pedida pra quem quer ver algo diferente de Megaman, mas acredite e um universo totalmente diferente e 100% infantil. Mas lá Você vê caras clássicos desde Dr wily ate velho Protoman.


















de lonje o megaman + besta

Bom Megaman, tem muito mais muito conteúdo, citei somente o básico do básico, pois e uma historia muito densa com muitos vai e voltas, espero que mesmo com a saída de
Keiji Inafune ainda possa ter uma luz no fim do túnel de Megaman, porem meu medo e que a capcom não anda tão épica quanto antigamente, podemos ver em residente vil 5 e o novo Devil My Cry, mas vamos ver se ainda pode existir uma esperança pra nosso velho azulado, nem que seja um Megaman zx 3 ou algo do tipo, porem sôo sabemos de uma coisa ISSO NUCA ACABA.

Ate a próxima o/