Pages

terça-feira, julho 12, 2011

Violência ou educação nos jogos a utopia ?



Esses dias um jogo me chamou atenção ao voltar do limbo, o bom e velho controverso Duke Nukem, e como sempre gerou o boa e velha polemica o que sempre foi do feitio do jogo, porem não venho falar de suas terríveis notas em sites de resenha , o que não acredito pois   o velho estilo Duke de ser esta de volta.


a volta do fanfarão

Porem o que me chama atenção e que toda vez que vejo do Duke lembro logo de cara de velhas chatas e gente puritana, mais por que ?

quem não se lembra da velha historia do atirador do shooping que dizia ter matado todo mundo por que  jogou  no Duke nukem3D ?, e o jogo foi proibido  por aqui por causa disso , não se lembra aqui esta a historia via Wikipédia :

Polêmica
Em 3 de novembro de 1999, um estudante de medicina Mateus da Costa Meira, então com 29 anos, matou três pessoas e feriu outras quatro durante uma sessão do filme “Clube da Luta” em um cinema de São Paulo. Mateus ficou conhecido como "o atirador do shopping". Foi condenado em 2004 a 120 anos de prisão. Em depoimentos ele teria citado o jogo Duke Nukem 3D, que traz um cinema em um trecho da primeira fase. Ele também desferiu um tiro contra um espelho dentro do banheiro do cinema, como na fase. Mesmo quase quatro anos depois de lançado, o jogo teve a venda proibida.
      
            Primeiramente , a noticia e tão trágica quanto qualquer mortes em massa mais vamos ver ao fundo. Ao ver a noticia faz pensar, não foi a 1 vez que disseram que um jogo de tiro “mexeu” com um  jovem a matar pessoas, Doom 2 já fez bem mais estrago em mente de maníacos, mais agora vem minha pergunta esses jogos realmente Server para influência jogadores ?

Duke numca foi bom exemplo pra jovens, porem...
       
            A resposta é sim e não, pois algum loco a ponto de ver um jogo onde você  é um bem bolado milionário salvando mundo de porcos alienígenas assassinos e pegando vadias na rua, chega num cinema  é faz o que  ? atira em porcos pra salvar o mundo, e violento ? sim.
      
Mais alguém em são consciência iria sair atirando em pessoas achando que eram porcos com a roupa da Swat ?. Na real NÂO, ai que vem o caso um maluco desse pode tanto ser influenciado por Duke Nukem quanto  pode ser influenciado pelo Elmo da vila sésamo, ou ate mesmo acreditar que garotinhas de anime existem na vida real é se case com elas em seu videogame, acredite ou não já vimos todos esses casos.
                

dificilmente você verá um ser humano aqui ? correto ?

            Mais ai que entra um porem, a mídia adora criticar coisas como o “demônio” da questão, mais nunca vê um lado bom, ou tenta omitir esse, mais esquecem que jogos também servem pra ensinarem algo para as pessoas jovens e crianças
      
            Ta bom o velho Duke num vai ensinar nada mais do que atirar em porcos chutar sacos, no Maximo te ensina o lugar certo para ir ao banheiro, mais existe uma infinidade de jogos que trazem bagagem e nem precisa ser os tediosos jogos educativos, quer exemplos ?

            Um  em cada Cinco  jogadores de videogame passaram a infância em RPGS com sorte (ou azar) migraram pra os MMOs, mais o que esse tipo de jogo ajudou?
    
Se você  reparar muitos destes jogadores evoluíram seu vocabulário em inglês bem mais rápido que vários jovens , pelo simples motivo que tais jogos os obrigam saber a língua inglesa pra avançar o jogo. Alguns mais fanáticos correm ate atrás de cursos de japonês para continuar sua jogatina.

Chrono, o professor particular de ingles de muitos garotos dos anos 90 

Sem contar que todos esses jogos utilizam moeda própria, fazendo o jogador conhecer sistema de venda e trocas desde pequeno. Muitos jogos online possuem ate sistema de inflação de items, e que oportunidade melhor que essa para entender na pratica o sistema de oferta e procura de mercado ?


Action House do WoW, acredite a coisa aqui e mais seria que o Mercado Livre

 
            E o que falar dos mapas de jogos? Cartografia pura, até o terrível GTA te ensinara interpretar mapas para traçar caminhos mais rápidos para seu destino. E aqueles jogos que você pode editar o mapa ?, um misturão de arquiteto com noção de grandeza assim como cartografia e curvas de nível.

Um mapa em gta, muito melhor do que muito mapa de cidade por aqui 

            A historia ,de age of empires a God of war , conhecemos momentos históricos, em age nas batalhas de estratégia, ate o sanguinolento kratos nos mostra um pouco sobre a mitologia grega.Sem contar nos jogos de segunda  guerra mundial como Call of duty que nos traz dentro dos terrores da guérra

té apresento Athena filha de Zeus, muitos souberam disso Graças ao GoW

Tetris nos encima noção de espaço matemática e uma infinidade de coisas assim como a maioria de jogos do seu estilo, sem contar nos novos jogos de teste celebral de DS.
Ou quem não se lembra das malditas misturas químicas de residente 1 para se criar um solvente pra plantas,

Teste  cerebral podes cre

Ai que pensamos com tantas opções de jogos ate mesmo os mais hardcores,   para se aprender algo, a mídia tem que ficar notificando que jogos influência assassinos.
 
Creio que isto parte de uma opinião de cada um, mais gostaria de alertar que mesmo jogo que pode trazer violência e aquele que te ensinara algo  para vida ou para contribuir para seu conhecimento  pessoal .
E deixe que Duke te ensine algo nem que seja como ir ao banheiro ou que certos trabalhos femininos custam dinheiro xD

Até a próxima o/