Pages

sábado, janeiro 08, 2011

Jogos olds de pc vrs XP


Yo galera, primeiro  post de verdade do ano, ainda to deixando correr as votações para o que eu devo fazer diário de bordo mas acho que já tenho minhas respostas xD, a sim o que acharam do layout, a segunda lorinha+ famosa dos games a Aya, acho que após aquela maratona nada mais justo que colocar de layout.
Jogos OLDS de PC  VS   XP/SEVEN
Bom tema de hoje  veio de uma idéia que tive esse e ultimo mês, colecionar jogos de PC old alem dos de videogame, mas ai passei por vários problemas ao colecionar esse tipo de jogo, que é tão maravilhoso quanto cartuchos. O De rodar esses jogos em PCS novos com XP, ou sevem ( esqueça o Vista ele não existe, assim como o win 2000 e ME ), então preparei uma seleção de dicas ou duvidas sobre os procedimentos pra jogar jogos olds de PC.
Primeiramente conhecendo um pouco os jogos antigos muitos foram feitos pra dos eos outros pra win 95 ou 98, e ai esta problema pois quando saio o XP ele praticamente destruiu totalmente os processos do Wim 95 e 98, nos salvando de terríveis telas azuis, porem nossos jogos velhos não vão funcionar mais no XP exceto que tentemos fazer algo a respeito, então segue algumas dicas.

Geração DOS
Bom esse parece o mais difícil porem e o mais fácil. Estes jogos normalmente são do período anterior a o win 95, e precisam do DOS para serem rodados, a questão e que do Win XP pra frente o dos foi totalmente descartado, tendo um prompt bem básico que não serve pra muita coisa.
Ai que você pensa nunca mais vou joga meu Wolf 3D ?, não você esta errado, pois um grupo independente criou algo bem interessante, se chama DOS Box , Um programa que emula o Dos em seu PC, isso mesmo um emulador de DOS, achou incrível, e o melhor ele esta em atualizarão e aceita boa parte dos jogos. Assim se você quiser jogar um  jogo de PC de antes de 95 você tem uma boa chance de rodar facilmente esse jogo.
Se quiser conferir o site : http://www.dosbox.com/
 Wolf 3D agorano seu pc new graças ao dos BOX

commander keen 4, um old game que me marcou na infancia(quase 12 anos se saber o nome da criatura)
Aqui umas fotos do tal emulador em ação.





Geração WIN 95 e 98
Achava que era mais fácil roda jogo de win 95 doke de DOS né ? , porem acredite e mais difícil. Como expliquei anteriormente o win 95 e 98, possuem um sistema diferente do XP pra frente impossibilitando os wins novos rodarem seus jogos, de forma que um jogo velho de PC pra win 95 e 98 e uma caixinha de surprese, quer ver olhe os exemplos as  seguirem

Jogos de win 95

Esta vedo esses2  jogos ?
EartSiege 2 e Thexter, são 2 jogos de 1995 pra win 95, ambos foram criados pela Sierra e lançados por aqui pela Brasoft, então se um rodar o outro também roda correto? errado acredite só o Thexter rodo no XP e EartSiege não, primeiro por que o win num deixo ele nem ser estalado, Bizarro. Provavelmente por que o processo de instalação desse jogo não seja compatível ao XP, no entanto o Tehxter só rodo pelo cd. Em resumo nunca podemos imaginar quando jogo roda ou não, quer ver outro exemplo ?
 
Aqui temos Historia de Yoda e Dark forces 2 Jedi Kinight 2 jogos da Lucas Arts lançados em 1997 para win 95, também lançados no Brasil pela Brasoft , e adivinhem ? só um deles rodou, o Jedi Kinight estalou perfeitamente e sem problemas,mas o Yoda não, isso que ele roda pelo cd.
Ai vem a pergunta2  jogos são da mesma produtora  trazidos pro Brasil pela Brasoft em, ai vem a pergunta existe um padrão ? Eu acredito que não, nada disto faz sentido.

SW jedi kinight um classico que roda sem problemas

Historias de Yoda ,  nada de XP pra vc

A sim esses jogos que não rodaram eu testei no pentium 120 do meu pai e rodaram de boa, de forma que não era problema nos cds.
 
Geração 98
Na geração 98 e a mesma coisa testei 2 jogos Might and Magic 7 e lords of Magic somente o Lords rodou, ou seja não tem nenhum padrão pra isso pode ter certeza.
 
lords of magic, esse roda
O que fazer ?
Você pode
1 ) achar paths corretivos pra fazer o XP/sevem aceitar o jogo,
2) comprar um AMD 500, mas diferente de videogames , os pcs ocupam muiiitoooo espaço e muito mesmo, e se não ajudasse isso os malditos cabos flat antigos dão mau contato que dói, só faça isso se você quer realmente um PC velho e tenha espaço, ou tente achar um notebook pré histórico que num deve ta tão caro.
3)ou usar algo mais arriscado a famosa maquina virtual, que vamos ver mais a fundo a seguir
Se assustou quando disse que da pra emular dos ?, imagine emular um PC dentro de outro PC seu. A primeira vez que eu vi isso eu falei que treco inútil, porem pode ter certeza que é útil, com a maquina virtual você pode emular um PC com win 95 ou 98 pra rodar jogos olds de PC .

Essa maquina e meio complicada pelo fato de ser um PC 100% de verdade, sim se você quer um win 98 nela vai te que realmente estalar ele, e vai ocupa sua HD, ou seja precisará de um espaço só pra esse “emulador”, e um pouco mais complicado(eu mesmo ainda num tive o prazer de testar isso), mas aparentemente é a solução mais indicada pra roda jogos olds nos novos PCs sem possíveis bugs.
E não se esqueça não monte um PC muito potente ou seu PC num vai segurar, tente um 500 ou 900MHZ, com 64 ou 128 de ram com uma placa de vídeo de 8 a 16 MB que já Dará certo. Bom um dia tentarei usar e falarei os resultados.
Bom, esses foram os dados que eu adquiri durante esse mês sobre rodar jogos olds de PC, e acreditem não uso sevem, uso XP, acredito que no sevem a coisa deve ser bem pior ainda. Então usuários de PCS  novos, boa sorte em suas jornadas pra jogar jogos de PC espero ter ajudado em algo.

Obs todos cds são meus mesmos, tenho que fazer meu mercha xDD
Não percam semana que vem ( se meu maldito PAC chegar) eu começo o 1 diário de bordo de 2011, até lá.

5 comentários:

Rafael Fernandes disse...

Eu já tive uma época que eu ficava procurando jogos de PC antigos, pensando que eles iam rodar numa boa no meu PC. Depois de muito quebrar a cara com as complicações que tive (como ter que baixar patch, configurar som, baixar codec de vídeo, emular iso, colocar modo de compatibilidade entre outras gambiarras) eu desisti de vez. Agora só emuladores de consoles mesmo, desisti dos jogos de PC, hehe

Anônimo disse...

Um dia ainda conseguirei rodar meu Soul Reaver 1 & 2 em Pt-Br pra Win98

Corredor X disse...

Mococa, o DOSBOX (possivelmente)roda todos eles de boa. Uma dica que te dou é usar um bom frontend para ele - eu recomendo o D-Fend Reloaded - e configurá-los como jogos de Windows nas opções, esqueça a linha de comando. Espero ter ajudado!

Planeta Diário disse...

Olá, colega. Gostaria de te falar com você sobre jogos antigos. Me manda um email, por favor.

Guilherme disse...

Cara, gostaria que você me ajuda-se. To procurando um jogo antigo, dessa época.. que basicamente se tinha que correr até o final da tela, horizontalmente, pra pegar as partes da casa do bixinho que tinham roubado. TV, geladeira, etc. Se tiver a resposta eu agradeço: pvn_guilherme@hotmail.com