Pages

segunda-feira, março 11, 2013

You not alone


Ae galera estive um bom tempo fora, mais depois de jogar um dos melhores rpgs da minha vida nada + justo que fazer uma super resenha dele, espero que curtam 

You not alone - Resenha de Persona 4 Goldem


Ficha tecnica: 

Persona 4 Goldem
Produtora ATLUS
Ano: 2012
Genero RPG/Social


O que é ?

Todos nos alguma vez na vida já  jogamos algum jogo social, seja na internet no face para matar o tempo ou pensando horas no saudoso Harvest moon, conquistado garotinhas e fazendo imensas plantações . No Japão este gênero jogo social e bem comum, porem eles são mais focados no estilo Date, onde um protagonista sem expressão própria deve arrumar uma namorada.

Porem em Persona o social vai alem de só arrumar uma namorada, na verdade isto é bem segundo plano. O jogo te coloca no papel de um estudante japonês e você tem que viver a risca o dia a dia deste estudante, arrumando amigos, fazendo lições da escola, trabalhando em meio expediente, e claro a sonhada garota também,  porem, ai que entra a tradição da Atlus com seus jogos de temática diferentes do usual, leia-se tacar demônios e ocultismo  em tudo que puder.

Ai que vemos a perfeita mixagem de um jogo típico social com um RPG tradicional, ou próximo disso, ou seja, as relações sociais realizadas com as pessoas na cidade do jogo se relacionam com mundo da TV onde fica as dungeons do jogo, sendo assim  tal interação social  ajuda em suas lutas, ou deste modo todo o do mundo social influencia no mundo RPG e ao contrario também, assim temos uma união perfeita de estilos
Definir Persona e algo difícil eu sei, mais podemos considerar a soma perfeita de jogo social com RPG.

Personagens principais

Yu Narukami


Personagem principal da historia, assim como todos jogos da serie Shin Megami Tensei, não possui um nome fixo, porem em Persona The animation e Persona 4 arena e conhecido como Yu Narukami.

A historia de Yu começa quando este vai morar por 1 ano a pacata cidade de Inaba com seu tio, porem mal sabe o que esta pacata cidade de interior lhe aguarda.
Yu e o único personagem do jogo que pode alterar livremente de persona e ate mesmo fundir outras que adquirir em game

Yosuke Hanamura:  


O primeiro grande amigo que Yu conhece na escola, possui temperamento amigável, e extremamente desastrado, normalmente vive dando cima das garotas do grupo com resultados desastrosos. Mesmo com essa figura bem humorada Yosuke esconde alguém determinado e esta mais do que todos em busca do culpado do Midnight Channel

Chie Satonaka: 


Yu conhece Chie logo em seu primeiro dia de aula onde chama para sentar  junto dela, Chie tem personalidade forte,gosta de filmes de kung fuu, e super humorada e chega ter ate temperamento moleca, mais no fundo se importa muito com as pessoas.

Yukiko Amagi:  


Yu também conhece Yukiko  no primeiro dia de aula, Yukiko e uma grande amiga de Chie , no começo se mostra uma pessoa reservada ate mesmo fria, porem aos poucos vamos conhecendo uma garota mais humorada.

Kanji Tatsumi:  


De temperamento forte e ate ameaçador Kanji, vem a se tornar parte dos amigos de Yu em um momento do jogo, Kanji  e basicamente um dos alívios cômicos do grupo porem, ele também  sofre  sobre uma crise de existência e ate de sexualidade, mais logo percebe que isto e só mera coincidência.

Rise Kujikawa: 

 

também conhecida como Rissete a artista pop, Rise cansa da vida de artista e volta para inaba cidade de sua família para passar dias mais tranqüilos, porem acaba fazendo parte do grupo de Yu devido acontecimentos relacionados ao Midnight Channel.

Teddie (kumma no japonês)


encontrado  em Midnight Channel, Teddie e um bem humorado urso que esta preso neste mundo e assim como o grupo quer descobrir os mistérios do Midnight Channel assim como de sua própria existência.

Naoto Shirogane


Um dos parceiros mais misteriosos de Yu, se revela um jovem detetive que também esta atrás dos mistérios de Inaba, mais tarde se revela que na verdade e uma  joven garota tímida que se veste de garoto para poder seguir o caminho de detetive da família.

A cidade de Inaba


Inaba e uma pequena cidade japonesa onde abriga vários segredos, seus moradores acreditam que a cidade e bem pacata e de pouco acesso porem ao passar do jogo percebemos que  esta cidadezinha ate que é repleta de coisas para se fazer.
No jogo Inaba e dividida em partes onde o jogador pode acessar a traves de um mapa im game, essas áreas são:

Yasogami high school

Escola de Yu e seus amigos este e o ponto inicial do dia de yu exceto de domingo, a escola conta com3 andares mais o térreo, lesto local acontecera alguns eventos do jogo e também o lugar onde Yu poderá falar com seus amigos e participar dos clubes de : teatro,musica, e esportes.

Central Shopping Distritct


Nesta área Yu encontra lojas de armas, itens, livros, aqui também que mora alguns de seus amigos como a Rise e Kanji, alem disto e possível fazer alguns eventos no templo da rua e arrumar trabalho na placa no centro. A sim, a noite e possível sair com seus amigos nesta rua.

Junes Departament Store


O único Mega mercado da cidade, do pai de Yosuke,  o local vira o QG da galera em sua busca pela verdade sobre o midnight chaneel, e também nesta área que se entra dentro da TV, ou seja e um local chave do jogo.

Samegawa Flood Plain



Uma área livre da cidade, onde Yu pode falar com algumas pessoas em sua busca pelo assassino do midnight channel, alem disto ele poderá pescar nesta área.

Dojima Residence



Casa de Yu, ai ele encontra seu Tio Dojima e sua priminha Nanako, nesta área também e possível realizar trabalhos em seu quarto ler livros, estudar, e ate mesmo fazer a comida para seus amigos, ou seja, nesta área e indispensável para maximizar seus skills sociais.

Locais abertos após adquirir a Scotter


Okina City


Rede urbana próxima a  Inaba, neste local Yu pode chamar seus amigos para assistir filmes, ir no café ou comprar  roupas pra usar nas batalhas.

Shichiri Beach


A praia  abriga um dos eventos+ grotescos e engraçados do jogo, após liberada Yu pode levar seus amigos para a praia e alterar seus Skills neste processo


 Dicionário básico para o jogo:

Persona:
Nada mais é que a manifestação física da personalidade de uma pessoa, ela varia a cada pessoa, tal personalidade só pode ser utilizada em Midnigt Channel , onde cada personagem do jogo precisa inicialmente passar por uma auto aceitação de si para obter o controle de tal persona

Yu e o único personagem que pode livremente alterar sua persona, porem seus amigos também podem evoluir a deles dependendo do convívio que terão com Yu.
 


Midnight Channel:

Local onde abriga as dungens do jogo, tal lugar só pode ser acessado através de uma televisão em Junes. O principal mistério do jogo esta em descobrir o paradeiro do assassino que se esconde  em Midnight Channel. Em resumo você passara 50% do jogo neste lugar.  
 


 História

O ponto de partida do jogo se da quando Yu narukami estudante do 2 ano colegial vai a casa de seu tio passar um ano na pacata cidadezinha de Inaba, porem ele mal sabe o que lhe espera nesta pacata cidadezinha.

Persona tem como trama central  a investigação de um grupo de jovens sobre os terríveis assassinatos que vem ocorrendo em Inaba em dias de neblina, onde cabe ao grupo de amigos de Yu descobrirem quem esta por trás de toda este mistério.

O jogo pode contar com uma historia ate comum porem o método que ela e contada dia após dia te faz se ligar aos personagens e ao jogo de uma forma única, toda vez que você acha que o mistério esta resolvido, tudo se altera e o jogo te traz mais mistérios.

A claro a possibilidade de escolhas e moldar a história ( mesmo que seja pouco) a sua vontade só te anima ainda mais em seguir em frente

Jogabilidade


Como disse anteriormente o jogo possui dois tipos de jogabilidade distintas, o modo social e o modo RPG, o jogo consegue mesclar facilmente  estes  dois sistemas, o modo batalha e bem rápido simples e bem intuitivo, talvez um dos poucos jogos que possui um narrador direto em batalha te auxiliando em tudo que você e precisa, e acredite tais auxílios não são enjoativos como os famosos bichinhos que te enchiam o saco nos tutoriais de Sonic por exemplo.

Música
Shoji Meguro guardem bem esse nome , o fiel compositor da Atlus desde o primeiro persona, trás ótimas musicas em seu rico repertorio para o jogo que rendeu vários shows pelo Japão todo desde 2008.

A OST de Persona e uma viagem por vários estilos musicais, vemos alguns arranjos de RAP bem urbano típico japonês,  outras musicas mais calmas, outros de pop rock outros rocks mais pesados, outros mais tecnos ou as vezes a união de todos estes juntos, a OST de Persona 4 e bem vasta e não é atoa que  vinha de brinde com a versão americana de Persona 4 para ps2.

Alem das musicas também podemos levar em conta as dublagens, coisas que normalmente são horríveis em Rpgs que vem aos EUA, porem aqui vemos coisas bem diferentes uma qualidade impecável que e lógico nos transmite toda aquela personalidade que precisamos para um jogo social como este.



Gráficos
Shigenori Soejima, este nome pode não ser muito conhecido, para falar a verdade nem na Wikipedia Americana tem um texto sobre este cara, porem este e o responsável pelo caráter design de Persona 4, seus outros trabalhos foram Persona 3,FES e Catherine.

Graficamente Persona 4 possui personagens bem carismáticos bom bons traços , já a parte gráfica 3D faz bem seu papel e que teve uma melhoria bem evidente na versão de Vita, ou seja cumpre bem seu papel para o visual do jogo, sem contar as seqüências em anime no meio do jogo que valorizam ainda mais o visual do jogo.

You not alone

Este foi o nome da resenha e também e o nome do ultimo episodio de Persona 4 Animation, e não esta ai por nada, como nome diz  você não esta sozinho,  para um jogo social nada mais justo que uma frase desta porem ela não se refere somente ao personagem , mais também ao jogador.

Em momentos do jogo você pode se relacionar com outros jogadores em um sistema online, como saber o que os outros jogadores fizeram em determinada parte do jogo, algo se remetendo as partes das perguntas em Catherine que você podia ver  a maior porcentagem de respostas comparando a sua.

Outra função do social online no jogo é mandando pedidos de ajuda no meio das dungeons, onde você ajuda as pessoas a ganharem um pouquinho de HP e SP na luta e com a opção de mandar sua própria frase personalizada, como a minha Chie is Hot por exemplo.
São poucos opções nesse esquema+ já aproxima  um pouco a um jogo social de verdade.

Conclusão

Persona 4 foi o jogo que finalizou a grande saga de ótimos RPGS no ps2, infelizmente poucos puderam conhecer seu esplendor na época, a versão de Vita vem como uma segunda chance para aqueles que perderam no ps2, e para os veteranos alguns extras bem vindos e mecânicas refinadas que só fazem dele um dos melhores rpgs já feitos nesse planeta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Seu Blog ta choww
zir0skov

Anônimo disse...

What's Taking place i'm new to this, I stumbled upon this I have discovered It absolutely helpful and it
has aided me out loads. I hope to give a contribution & help other customers like its aided me.

Great job.

Also visit my web page win at slots